Caro(a) amigo(a), que sois devoto(a) da tão Nobre e Santa das Terras de Basto,
Santa Senhorinha, apesar da sua existência física ser anterior à nacionalidade, é uma figura verdadeiramente emblemática dos primórdios da História de Portugal.
Na verdade, a difusão do seu culto teve uma importância bastante significativa na Idade Média portuguesa e que se mantém até aos dias de hoje. Tudo isso se deve ao seu exemplo e testemunho de santidade, assim como aos seus muitos milagres.
Porque a santidade é um desafio que Deus propõe a cada momento. A santidade é um ensinamento que se concretiza quando, por meio das nossas boas obras e ações, somos bem-aventurados e felizes por promovermos e realizarmos a caridade e todo o bem. Somos santos quando difundimos ao nosso redor a única Verdade e irradiamos a luz do Cristo, assim como foi a vida de Santa Senhorinha.
Nós precisamos dos testemunhos dos santos (Santa Senhorinha, Santa Godinha e São Gervásio), porque, graças ao seu exemplos e testemunho, nós adquirimos a consciência de que a Verdade deve ser incessantemente procurada, com honestidade e coragem.
Por tudo isto peçamos a bênção de Santa Senhorinha para as nossas vidas, para as nossas famílias e para as nossas comunidades, a fim de que um dia, também nós, possamos chegar a esta santidade de vida que Santa Senhorinha nos aponta.
Pe. João Carlos Castro